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Arquitetos: Atelier FCJZ
- Área: 1 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Keliang Li, Fangfang Tian
Uma Comunidade de Educação e Arte - O Fórum de Educação no Lago Dongqian em Ningbo é uma comunidade que inclui um centro de convenções, um hotel, um museu de arte, vilas e outras instalações. O proprietário é apaixonado por educação, bem como pela arte. Um conjunto de quatro estúdios foram construídos especificamente para acomodar visitantes, especialmente pesquisadores ou artistas que podem passar um período relativamente longo para conduzir pesquisas e/ou trabalhar em projetos criativos.
Projeto como pesquisa - Três das quatro casas foram projetadas por Yung Ho Chang sem um cliente ou terreno específico no início dos anos 90, como uma tentativa de desfocar a linha entre o Classicismo e o Modernismo. Estas "arquiteturas de papel" são de fato investigações sérias sobre uma questão central na arquitetura - espaço - além de propostas construtivas. Esta história particular do projeto faz com que estas quatro peças de arquitetura envolvam os participantes na discussão e troca de ideias sobre arte e pesquisa no Fórum.
Espaço de prototipagem - As casas-estúdio foram concebidas como experimentos para testar formas de organizar espaços arquitetônicos. O programa trabalhar-morar nos permite produzir quatro condições espaciais distintas. O projeto do espaço nunca pode ser separado da imaginação da experiência, bem como do estilo de vida. As quatro casas-estúdio recebem assim o nome, respetivamente, de um elemento arquitetônico que caracteriza sua organização espacial, sendo, casa com loggias frente a frente, casa com vidro cruciforme, casa com vigas transitáveis e casa com telhado rebatido.
Casa com loggias frente a frente - Durante o projeto, um volume simétrico é imaginado sendo cortado ao meio e separado para acomodar uma piscina cercada por duas loggias no térreo, uma de cada lado. As loggias de duas faces definem o espaço aberto entre o enquadramento de ambientes externos e semi-externos. O usuário precisa atravessar a piscina entre os volumes para trabalhar no estúdio do outro lado e depois cruzá-la novamente, criando um ritual cotidiano. Sentar-se em uma loggia e conversar com um amigo é outro prazer que a casa oferece. Nesse momento, a relação das loggias, se transforma na relação das pessoas.
Casa com vidro cruciforme - No pavimento térreo, os espaços são organizados com um layout de cata-vento; no pavimento superior, um volume transparente é dividido em quatro cômodos iguais, que abrigam a cozinha/jantar, quartos e banheiros por uma parede cortina dupla cruciforme oca que conecta o segundo pavimento ao térreo. O espaço superior da casa de vidro é simultaneamente aberto e dividido. O habitante pode se mover ao longo da parede externa da cortina de vidro desfrutando de uma vista panorâmica do espelho d'água circundante, perfurado pelos cenários através de cortes na parede periférica.
Casa com viga transitável - Um espaço de pé-direito duplo para um estúdio de artes plásticas é delimitado por duas varandas de grandes dimensões com uma viga cruciforme central que é transitável. O processo criativo do usuário ocorre ao redor da viga: em pé sobre ela para examinar a arte nas paredes ou embaixo, pendurando-se obras em andamento ou atravessando-a a caminho da biblioteca.
Casa com telhado rebatido - Um único espaço é dividido por um telhado inclinado invertido em duas zonas, uma para trabalho e outra para habitação. O usuário vive e trabalha quase no mesmo espaço. Visualmente, as áreas sociais e de trabalho em lados opostos do telhado invertido têm uma conexão limitada, mas seja qual for o lado em que o habitante estiver, ele estará constantemente atento ao outro, com uma combinação de justaposições e separação entre o estúdio e a casa.
Materialidade - O concreto armado é utilizado como argila para moldar os espaços puros. A superfície texturizada do concreto aparente em formas de madeira visa evitar a abstração e dar uma expressão de tangibilidade aos espaços.